O magnífico reitor Thompson Mariz, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), enviou documento ao MEC (Ministério da Educação), elencando ações imprescindíveis para a democratização do acesso ao ensino superior na Paraíba, como a implantação de campi e pólos universitários. Nessa proposta, as cidades de Uiraúna, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas e Triunfo serão contempladas com pólos universitários.
“O MEC já acatou a proposta da universidade, mas somente a aprovação do Ministério da Educação não basta, agora é preciso que toda expansão da universidade esteja dentro do Plano Nacional de Educação, que será elaborado pela Conferência de Educação (CONAE)”, declarou o reitor Thompson Mariz.
Comemoração
Com o projeto de expansão da universidade, elaborado pelo reitor da UFCG, a cidade de Itaporanga pode ser contemplada com o tão sonhado campus, com os cursos de licenciaturas em Pedagogia, Letras, Sociologia e História, ofertando 50 vagas para cada curso. Para o campus de Cajazeiras o documento prevê a implantação do curso de Educação Física e Fisioterapia.
Uma das metas do projeto de expansão é a criação dos Pólos, que serão vinculados aos Campi já existentes. Cada pólo será implantado dois cursos de graduação e cada curso oferecerá 50 vagas por ano. “Quando vai se concretizar? Isso depende de uma ação parlamentar, de uma consistência do projeto (que está muito consistente), do prestígio da universidade e da capacidade da bancada política da Paraíba para trazer coisas para nosso Estado”, enfatizou Thompson Mariz.
DIARIO DO SERTAO
Nenhum comentário:
Postar um comentário