Procurando o quê? Pesquise aqui! Encontre no Blog ou na Web!

sábado, 26 de setembro de 2009

APICULTURA EM SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA

Até pouco tempo atrás, agricultores do município de São José da Lagoa Tapada – PB extraíam o mel de abelha de forma rudimentar, destruindo totalmente as abelhas, colocando em risco à vegetação local, em virtude da utilização de fogo na colheita do mel. Além disso, o mel colhido não tinha higienização adequada.

Esse cenário vem mudando, atualmente. É que em 07 de maio de 2008, foi fundada a Associação de Criadores de Abelhas de São José da Lagoa Tapada – PB – PROMEL, com o objetivo de incentivar o cooperativismo entre os agricultores, oferecer capacitação e assessoramento para a atividade apícola.

A PROMEL conta atualmente com 15 associados, de várias comunidades do município. Esses associados possuem cerca de 120 colméias da abelha italiana, como é conhecida, cujo nome científico é apis mellifera scutellata. Segundo informações da entidade, no primeiro semestre de 2009, foram produzidos mais de 500kg de mel.

A PROMEL participa do Projeto APIS/PB, desenvolvido pelo SEBRAE/PB, que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da apicultura.

O INÍCIO

O desenvolvimento da apicultura no município teve início a partir de uma visita do Secretário de Agricultura de São José, João Paulo Batista, ao município de Simplício Mendes, no Piauí, ocorrida em novembro de 2007.

Após essa visita, o Secretário de Agricultura, com o apoio do SEBRAE/PB e da Prefeitura Municipal de São José da Lagoa Tapada começou a divulgar informações e a experiência de sucesso do município de Simplício Mendes – PI.

Vendo o interesse dos agricultores locais, a Prefeitura Municipal doou as colméias para o início da atividade, sendo então criada a PROMEL.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA PROMEL

Segundo informações da Direção da PROMEL, para se filiar à associação e desenvolver a apicultura, basta ter interesse e participar de cursos de qualificação/aperfeiçoamento, promovidos pela Associação, em parceria com o SEBRAE/PB.

Recentemente (12 de setembro de 2009), a PROMEL, em parceria com o SEBRAE/PB e a Prefeitura de São José da Lagoa Tapada – PB, realizou no Sítio Curral Velho, zona rural do município, o curso intermediário de prática de captura de enxame, ministrado pelo Sr. JOSÉ DINALDO VILAR, instrutor/consultor do SEBRAE.

PARCERIAS

A PROMEL mantém parcerias com o SEBRAE, a PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA - PB e a FEPAM - Federação Paraibana de Apicultura e Meliponicultura.

Carlos Eduardo R. de Moura, com informações da PROMEL.

Mais informações:

SEBRAE/PB: http://www.sebrae.com.br/uf/paraiba

PROJETO APIS: http://www.apis.sebrae.com.br/

SIMPLÍCIO MENDES – PI: http://pt.wikipedia.org/wiki/Simplício_Mendes;

http://www.portalsmp.com/ ; http://www.cabecadecuia.com/noticias/43265/mel-com-selo-de-qualidade-beneficiara-mais-de-700-apicultores.html


Um comentário:

  1. A associação de vocês é um exemplo que se nos unirmos as coisas dão certo.Tenho um pequeno meliponário em São João do cariri,PB.Mas,tenho a intensão de crescer.
    Um abraço.
    Paulo Romero.
    MeliponárioBraz.
    http://www.urucueabelhasnativas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...