Até pouco tempo atrás, agricultores do município de São José da Lagoa Tapada – PB extraíam o mel de abelha de forma rudimentar, destruindo totalmente as abelhas, colocando em risco à vegetação local, em virtude da utilização de fogo na colheita do mel. Além disso, o mel colhido não tinha higienização adequada.
Esse cenário vem mudando, atualmente. É que em 07 de maio de 2008, foi fundada a Associação de Criadores de Abelhas de São José da Lagoa Tapada – PB – PROMEL, com o objetivo de incentivar o cooperativismo entre os agricultores, oferecer capacitação e assessoramento para a atividade apícola.
A PROMEL conta atualmente com 15 associados, de várias comunidades do município. Esses associados possuem cerca de 120 colméias da abelha italiana, como é conhecida, cujo nome científico é apis mellifera scutellata. Segundo informações da entidade, no primeiro semestre de 2009, foram produzidos mais de 500kg de mel.
A PROMEL participa do Projeto APIS/PB, desenvolvido pelo SEBRAE/PB, que tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da apicultura.
O INÍCIO
O desenvolvimento da apicultura no município teve início a partir de uma visita do Secretário de Agricultura de São José, João Paulo Batista, ao município de Simplício Mendes, no Piauí, ocorrida em novembro de 2007.
Após essa visita, o Secretário de Agricultura, com o apoio do SEBRAE/PB e da Prefeitura Municipal de São José da Lagoa Tapada começou a divulgar informações e a experiência de sucesso do município de Simplício Mendes – PI.
Vendo o interesse dos agricultores locais, a Prefeitura Municipal doou as colméias para o início da atividade, sendo então criada a PROMEL.
REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA PROMEL
Segundo informações da Direção da PROMEL, para se filiar à associação e desenvolver a apicultura, basta ter interesse e participar de cursos de qualificação/aperfeiçoamento, promovidos pela Associação, em parceria com o SEBRAE/PB.
Recentemente (12 de setembro de 2009), a PROMEL, em parceria com o SEBRAE/PB e a Prefeitura de São José da Lagoa Tapada – PB, realizou no Sítio Curral Velho, zona rural do município, o curso intermediário de prática de captura de enxame, ministrado pelo Sr. JOSÉ DINALDO VILAR, instrutor/consultor do SEBRAE.
PARCERIAS
A PROMEL mantém parcerias com o SEBRAE, a PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA - PB e a FEPAM - Federação Paraibana de Apicultura e Meliponicultura.
Carlos Eduardo R. de Moura, com informações da PROMEL.
Mais informações:
SEBRAE/PB: http://www.sebrae.com.br/uf/paraiba
PROJETO APIS: http://www.apis.sebrae.com.br/
SIMPLÍCIO MENDES – PI: http://pt.wikipedia.org/wiki/SimplÃcio_Mendes;
http://www.portalsmp.com/ ; http://www.cabecadecuia.com/noticias/43265/mel-com-selo-de-qualidade-beneficiara-mais-de-700-apicultores.html
A associação de vocês é um exemplo que se nos unirmos as coisas dão certo.Tenho um pequeno meliponário em São João do cariri,PB.Mas,tenho a intensão de crescer.
ResponderExcluirUm abraço.
Paulo Romero.
MeliponárioBraz.
http://www.urucueabelhasnativas.blogspot.com